Verniz fosco ou brilho com relevo?
O verniz é uma forma de acabamento gráfico. Como vimos anteriormente, estes têm como objetivo destacar seu rótulo, sua marca, seu cartão de visitas ou outro item, da concorrência. Existem diversas opções de acabamentos e hoje vamos falar do verniz fosco ou com brilho.
Ambas as opções estão inseridas dentro do acabamento conhecida como UV total. Trata-se de uma técnica que embeleza e impermeabiliza o material. Muito utilizada em revistas, calendários e cartões de revista, por exemplo.
Aliado a este método, temos o UV Reserva. Esta aplicação é feita de uma forma que potencialize uma área específica da impressão – seja uma logo, uma palavra, uma fotografia, um título – a fim de dar mais destaque ainda. Ela pode vir com relevo e texturas específicas, diferentes do restante do material.
Assim, geralmente aplicado mas não exclusivo ao verniz fosco, os detalhes de relevo garantem a junção de uma elegância visual aumentada com uma experiência tátil mais agradável.
Por sua vez, o verniz de brilho dá destaque a cores mais contrastantes. De maneira que as tornam mais vivas pelo toque de brilho, é muito utilizada em embalagens com avisos, mensagens especiais, ou em qualquer produto onde se deseja que o rótulo seja chamativo numa estante com diversos produtos.
A maior saturação de cores juntamente ao brilho permite que a embalagem dê aquele efeito de “refletir a luz” em determinadas posições, isso torna a embalagem ou produto visíveis à distâncias mais longas que o normal.
É muito requisitado pelas mais diversas vantagens. Por garantir um brilho uniforme, sendo audacioso e discreto ao mesmo tempo.
Por vezes também encontramos este acabamento com o nome de “verniz UV”, pelo seu método de secagem precisar da exposição à radiação ultravioleta.
Falando mais um pouco do verniz fosco, o primeiro destaque de cara é que torna o produto altamente elegante. O acabamento fica impecável e, ainda que tenha uma chance menor de “brilhar aos olhos” de longe, por ser fosco, é muito apelativo visualmente devido à sua beleza.
Sua durabilidade também é muito maior em comparação aos outros métodos. Assim, as informações permanecem por mais tempo, permitindo que seu cliente consulte as informações que constam neste material sempre que precisar. Sem contar que ao longo prazo economiza-se com produção de materiais novos.
Por isso, é o mais utilizado em cartões de escritório, por exemplo.
Aqui na Alfaprint temos acabamentos com texturas e relevos tanto para verniz fosco ou com brilho. Nossa tecnologia é de alta qualidade, por isso nos estabelecemos como liderança regional na arte de impressões e flexografia.